Por Floriano Ferreira
O Google entrou no mercado após os principais players estarem estabelecidos e mesmo assim detêm 44,9% da audiência de ferramentas de busca segundo o relatório da Nielsen/NetRatings de dezembro de 2004. Qual foi o diferencial que fez o Google passar a frente de todos eles? O nome deste segredo é o PageRank (PR).
Antes do Google, as ferramentas de busca simplesmente varriam os sites procurando por conteúdo. Se o algoritmo da ferramenta concluísse que a página tratava do assunto, ficava na frente. Isto facilitava a ação dos trambiqueiros, pois bastava criar uma página que atendesse os requisitos que ela ficaria em primeiro, mesmo que não fizesse sentido para os seres humanos.
Foi então pensado um sistema que não fosse baseado apenas no conteúdo, mas também nos links que apontassem para ela, que serviriam como um voto. O Altavista desenvolveu um sistema baseado no link popularity, que ainda não era o ideal, mas que seria aperfeiçoado pelo PageRank.
PageRank (PR)
O PageRank foi criado por Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google na Universidade de Stanford. O gordo cheque US$100,000 do Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da Sun Microsystems foi o pontapé inicial da empresa. O sistema do PageRank já foi copiado por seus concorrentes, mas o Google faz constantemente melhorias no algorítmo do PageRank garantindo a dianteira.
Digamos que temos 5 sites A, B, C, D e E. o site B, C, D, E tem um link para o site A.
Cada link é considerado como um voto portanto o PageRank do site A é alto porque recebe quatro votos. O site B recebe links do site A e E portanto esse site tem o PageRank Alto mas, é menor que o site A. O site C recebe links do site D e E, nesse caso seu PageRank é médio (dois votos), apesar de que o site B também recebeu 2 votos, entretanto o Site A é o mais importante porque tem mais links seu em outros sites, então seu voto é mais importante. O site D recebe link apenas do site E, seu PageRank é baixo e por final o Site E apesar de votar em todos os outros sites não tem nenhum voto, portanto seu PageRank é nulo.
Vamos analisar
O site A tem 4 votos seu PageRank é = 100%.
O site B tem 2 votos e recebeu um voto do site A (mais importante) seu PageRank é=75%.
O site C tem 2 votos. Seu PageRank é = 50%.
O Site D tem 1 voto seu PageRank é = 25%.
O site E não tem nenhum voto seu PageRank é = 0%.
Se fizer uma busca no google e todos os sites tiverem a mesma palavra chave, o primeiro lugar fica com o site A, depois o B, então vem o C, e por final em quarto lugar aparece o D. Já o site E não aparece pois não tem PageRank.
O Google tem um robô virtual chamado Googlebot. Ele faz a varredura de algum lugar da Web analisa quantos votos a página tem e através dos links, ele vai passando de site em site. No entanto se algum site na Web não tiver nenhum link para ela, então o google não poderá indexar aquela página. Ou seja, é preciso divulgar primeiro sua página, para depois o Google poder indexa-la. Quanto mais sua página tiver sido divulgada antes de lança-la no Google, mais alto será o PageRank dela.
Como o Googlebot vai analisando site por site através de links, mesmo que sua página não tenha sido varrida, ela pode aparecer no Google, basta que você tenha adicionado em algum site de busca importante e o Google tenha varrido aquela página e encontrado um link para seu site. Então como o Google não varreu a sua página ainda, ela será mostrada apenas o link sem o respectivo título da página ou descrição/conteúdo do site.
Aumentando o PageRank.
Na verdade existe duas formas de aumentar o PageRank da página através de palavras chaves. Uma é através de votos (links) como você ficou sabendo a outra não depende de votos e sim de como o site é construído.
Aumentando o PageRank sem votos:
A palavra chave no título do site.
A palavra chave da URL (endereço do site).
Que não tenha elementos oculto tipo texto em branco em fundo branco.
O Google parece dar mais importância a web mais antiga.
Se há imagens na página, seria interessante colocar tag alt com descrição mesma.
O Google gosta de sites estáveis e url's estáticas, não dinâmicas.
O Google gosta de sites com muitas páginas, porém com poucos conteúdos (cerca de 700 a 1500 palavras).
Boa variedade de palavras dentro da página.
Se atualiza muito seu site, o Googlebot passa com mais freqüência em suas páginas.
Aumentando o PageRank através votos (links):
O número total de links de outros sites.
Links de sites que estão entre os primeiros resultados para uma mesma palavra chave.
Links de uma página para outra no mesmo site que contenha a mesma palavra chave.
Adicionar seu site em diretórios como o Yahoo, Aonde, Cadê etc.
Conseguir votos de sites importantes.
Qual é o PageRank do meu Site?
Bem, quando vamos fazer uma busca no Google, nós digitamos no nosso navegador www.google.com.br e depois fazemos a busca, só que o google nos dá a opção de baixar uma barra que tem muitas utilidades. Uma delas é a possibilidade de poder ver o Pagerank de cada site que visitarmos que é mostrado através de uma barra verde que vai do 1 ao 10.
Clique aqui para visualizar seu pagerank. Observe que sites muito conhecidos como o www.microsoft.com tem pagerank elevado.
Fonte: Site www.googlando.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário