Na Internet encontramos excelentes serviços de webmail. Basicamente temos três disponíveis que concentram a grande maioria de usuários: Windows Live Hotmail, Yahoo! Mail e Gmail. Eles evoluem rapidamente e trazem vantagens extraordinárias se comparados a webmails de alguns anos atrás. O conceito de webmail é "uma interface da World Wide Web que permite ao utilizador ler e escrever e-mails usando um navegador".
Existe muita gente que nunca usou o Gmail, ficando nos serviços que praticamente pararam no tempo. Se analisarmos os últimos anos, o e-mail do Google foi o que primeiro se enquadrou nas especificações da Web 2.0 (nova geração da Web), popularizando a tecnologia Ajax, oferecendo interface mais leve em comparação aos e-mails mais utilizados até então, e trazendo funcionalidades diversas unidas em um único lugar.
A contribuição do webmail do gigante das buscas para a Web, de um modo geral, é motivo de reconhecimento. Uma das grandes novidades atuais é a capacidade de armazenagem. São oferecidos generosos gigabytes de espaço para cada conta, uma inovação trazida pelo Google, em 1º de Abril de 2004.
Desde seu lançamento, há quase três anos, o Gmail cresceu 182% em termos de espaço para armazenagem. Basta analisar o espaço inicial que estava em 1GB e o atual que está em 2,82GB. O número de usuários aumenta a cada dia, devido a funcionalidades oferecidas pelo Google, que o Yahoo! e a Microsoft só vieram a implementar depois (ou nem implementaram ainda).
Fazendo uma análise geral, percebemos que o Yahoo! Mail e o Live Hotmail possuem características mais antigas, como “arrastar-e-soltar”, pastas para organização, personalização de cores para a interface, etc. O Gmail foi um lançamento arriscado, pois é considerado diferente da grande parte dos webmails conhecidos. Talvez seja este o motivo da resistência que alguns ainda têm em relação ao uso do serviço.
Usuários mais tradicionais dão preferência às interfaces tradicionais. Para eles, o que mais vale é a intuição e a facilidade para encontrar botões e funções. Podemos chegar a uma breve conclusão de que o e-mail do Google exige mais conhecimento em Web, o que dificulta sua popularização no mercado.
Contudo, as novidades trazidas por ele são tentadoras. Basicamente foram: a união de conversas, os filtros personalizáveis para organização, atualização automática, resposta automática de férias, marcadores para dar ordem aos e-mails (eliminando o conceito de pastas), busca interna ao estilo Google, leitor de feeds, assinatura automática, acesso POP3 e encaminhamento automático de e-mails, entre outras.
Conheça algumas vantagens mais importantes que destacaram o serviço e podem levá-lo à adoção do e-mail do Google:
Filtro anti-spam e ferramentas anti-phishing: Excelente detector de spams. São poucos os que atravessam a barreira do Gmail e, caso ocorra algum engano e algum dos seus e-mails seja confundido com spam, você pode recuperá-lo facilmente. Ao receber mensagens com endereços enganosos, existe a possibilidade de reportar phishings.
Atalhos no teclado: Vá para a edição de um novo e-mail, à Caixa de Entrada, a Todos os e-mails com apenas algumas teclas. Os atalhos do teclado facilitam a navegação e não prendem tanto ao mouse.
Chat interno e agenda de compromissos: O Google Talk está dentro do Gmail e não exige software algum para funcionar. E as conversas ainda ficam salvas para posterior conferência. Além disso, ao redigir e-mails é possível enviar um compromisso diretamente para seu Google Calendar (Agenda, no Brasil).
Anúncios relevantes e discretos: Os anúncios internos do e-mail do Google utilizam a tecnologia AdSense. Apenas propagandas textuais, discretas e nada de banners extravagantes ou pop-ups chatos.
Funcionalidades extras para anexos: Quando você recebe arquivos TXT, DOC, PPS, PDF ou outros formatos, pode abri-los normalmente ou em modo HTML, no próprio navegador. Anexos que forem arquivos de texto ou planilhas têm a opção de serem abertos no Google Docs & Spreadsheets. Quando o arquivo é de música, o Gmail pode executá-lo com seu tocador interno. Além de tudo isso, antes de permitir download, o Gmail faz uma verificação no anexo para certificar de que não há vírus algum.
Muita gente desconhece capacidades do serviço. Sabia, por exemplo, que você pode enviar um e-mail para usuario@gmail.com ou para usuario@googlemail.com ou ainda, para u.s.u.a.r.i.o@gmail.com e todos serão entregues para a mesma Caixa de Entrada. Para o Gmail, estes exemplos são iguais. Ele não reconhece pontos e é equivalente você colocar o domínio como ‘googlemail.com’ ou ‘gmail.com’.
O Gmail é um dos serviços do Google que melhor consolidou-se e que oferece grandes vantagens em relação a seus concorrentes. Uma das últimas novidades do serviço é a acessibilidade via telefone móvel.
Você pode experimentar o Gmail visitando www.gmail.com.
sábado, 26 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário