Page e Brin estava preparados para dedicar uma quantidade significativa de dinheiro e recursos tecnológicos para digitalizar quilômetros de livros que estavam juntando poeira e ficando quebradiços em prateleiras raramente visitadas das grandes bibliogtecas do mundo. O potencial para o avanço do conhecimento humano era enorme. Pela primeira vez, estudiosos e pessoas comuns seriam capazes de acessar textos complexos de livros a partir de um computador em qualquer lugar do mundo. (Para os livros que ainda precisavam de direitos autorais, os usuários seriam capazes de ver pequenas pequenos fragmentos de algumas páginas- embora pudera consultar todo o texto.) De posse de conteúdo exclusivo, o Google possuia outra maneira de se distinguir de seus adversários, direcionar visitações e lucrar com anúncios relevantes que poderiam ser exibidos juntamente com as informações dos livros. E se outras bibliotecas se tornassem adeptas da digitalização de livros, elas poderiam muito bem se unir a eles, criando um conteúdo para buscas ainda maior.
Page e Brian enfrentaram obstáculos significativos. Eles precisaram aperfeiçoar uma tecnologia que permitisse digitalizar de maneira eficaz e precisa em uma escala jamais testada. Eles também precisariam encontrar bibliotecas dispostas a participar da idéia, algo muito difícil para um a empresa privada com apenas alguns anos de vida.
O que foi realmente impressionante foi que eles criaram um novo meio mecânico de escaneamento que fez o trabalho de transformar os livros em arquivos digitais.
A tecnologia de escaneamento não era o único obstáculo a ser superado para iniciar o projeto. O Google já havia estudado a maioria das preocupações que afligiam as bibliotecas em relação aos cuidado físico com as obras. Isso era importante para os bibliotecários , e os arquivistas estavam buscando preservar a coleção para a posteridade.
E para o mercado editorial não sabia se amava ou odiava o Google. Por um lado, eles partilhavam o interesse de disseminar informação e poderiam lucrar algo mais com a exposição. Por outro, o Google procurava distribuir a maior quantidade possível de conteúdo gratuitamente e ganhar dinheiro com propaganda, enquanto as editoras queriam vender livros.
segunda-feira, 21 de maio de 2007
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