Já imaginou o seu HD queimar e você não ter backup daquele documento super importante. Esqueceu de gravar no seu pen-drive a última versão do seu trabalho para se entregue na universitdade.
Situações desesperadoras, e aí? o que você vai fazer? O Google Textos e Planilhas (Google Docs em inglês) pode resolver estes problemas.
Google Textos e Planilhas é um pacote de aplicativos do baseado em AJAX. Funciona totalmente on-line diretamente no browser. Os aplicativos são compatíveis com o Microsoft Office e o OpenOffice.org, e atualmente compõe-se de um processador de texto com um editor de planilhas. Originalmente, o processador de texto foi desenvolvido à parte, sob o nome Writely, e comprado pelo Google meses depois.
Um dos recursos mais interessantes é a edição do mesmo documento por mais de um usuário (usuários que você escolhe), e todas elas estão em contato constante via chat (somente no Spreadsheets, por enquanto). Você pode achar que irão ocorrer conflitos, ou seja, duas pessoas tentando editar o mesmo trecho mas, nas raras vezes em que isso acontece, o Google Docs avisa e solicita escolher entre uma das versões ou voltar ao estado anterior.
Além disso o editor de textos possui suporte a RSS, de forma que seus colaboradores podem acompanhar o andamento dos trabalhos através do agredador de feeds RSS favorito de cada um.
Para começar Importe seus documentos e planilhas existentes ou crie documentos novos. Todas as tarefas básicas podem ser realizadas com facilidade: criação de listas com marcadores; classificação por colunas, inclusão de tabelas, imagens, comentários e fórmulas; alteração de fontes etc. O Google Textos e Planilhas aceita os formatos de arquivo mais comuns, como DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV etc. Você não precisa se preocupar ao fazer upload dos arquivos que você já possui: todas as fórmulas e formatações permanecerão inalteradas. a área de trabalho conhecida facilita muito a edição, basta clicar nos botões da barra de ferramentas para aplicar negrito, sublinhado, recuo, alterar a fonte ou o formato de números, alterar a cor de fundo das células e assim por diante.
Outra questão importante que surge com os softwares on-line, é a segurança e a confiança que depositamos na empresa que guarda essas informações, no caso o Google. Tudo estará acessível com um login e senha. Você pode disponibilizar os arquivos para o mundo inteiro, somente algumas pessoas ou ninguém.
Com o armazenamento on-line e salvamento automático, você não precisa se preocupar com falhas no disco rígido local e falta de luz e quando necessitar você baixa seus arquivos para o seu computador local nos formatos DOC, XLS, CSV, ODS, ODT, PDF, RTF e HTML.
Outro recurso interessante é os de publicação direta em blog. Depois de criar um documento, você pode postá-lo no seu blog, quaisquer tags que você tenha incluído no documento passarão a ser categorias de blog da postagem.
Qual o tamanho máximo para cada documento/planilha?
Cada documento pode ter até 500 K, além de 2 MB por imagem incorporada, cada usuário tem um limite de 1000 documentos e 1000 imagens.
Planilhas
Cada planilha pode ter no máximo 10.000 linhas, 256 colunas, 50.000 células ou 20 páginas - prevalece o limite que for atingido primeiro, Cada usuário tem um limite de 200 planilhas e o limite de planilhas abertas ao mesmo tempo é 20.
Você pode importar planilhas de até 1 MB em formato xls, csv ou odf.
Existem especulações de que em breve será lançado também um aplicativo de apresentações multimídia, compatível com o Microsoft PowerPoint e o OpenOffice.org Impress. [1]
Você pode experimentar o Google Textos e Planilhas visitando http://docs.google.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário